Confira os melhores bairros para se hospedar, um guia completo de hotéis e pousadas e dicas importantes sobre onde ficar em Belém do Pará.
Índice de bairros (clique nos links para ir direto aos tópicos):
→ Nazaré, Umarizal e Batista Campos são os melhores bairros para ficar em Belém. São bairros nobres, ficam próximos das principais atrações e possuem excelente estrutura de comércio, bares e restaurantes, além de serem os mais seguros da cidade. As opções de hospedagem vão de hotéis de luxo à hostels.
→ Campina e Cidade Velha formam o Centro de Belém (incluindo o Centro Histórico, onde fica a maioria das atrações). São bairros comerciais, bastante movimentados durante o dia (comércio de rua), mas vazios e perigosos à noite (muitas áreas degradadas). É uma das regiões mais baratas para ficar em Belém, com o predomínio de hotéis antigos, simples e econômicos.
→ Reduto: bairro central e comercial, fica próximo das principais atrações.
→ São Brás: distante 5 km do Centro, é o bairro onde está a Rodoviária de Belém e tem hotéis econômicos.
→ Marco (Hangar Centro de Convenções): hotéis perto do Hangar Centro de Convenções & Feiras, o maior local de eventos da cidade, distante 10 km do Centro.
→ Arredores do Aeroporto de Belém: hotéis nos arredores do aeroporto, distante 10 km do Centro.
→ Aluguel de imóveis para temporada em Belém: apartamentos, casas, flats e studios para alugar.
Melhores hospedagens para ficar em Belém do Pará
Você quer dicas rápidas para escolher a hospedagem em Belém? Veja os hotéis mais reservados pelos nossos leitores:
→ No melhor bairro (Nazaré): Radisson (luxo), Marajoara (custo-benefício), Belém Soft Hotel (econômico) e Antonieta Hostel (hostel).
→ Mais próximo das principais atrações (no Centro): Grão Pará (antigo, simples e econômico) e Princesa Louçã (custo-benefício).
→ Em um casarão histórico restaurado (no Centro): Atrium Hotel Quinta de Pedras (luxo e sofisticação).
→ Perto de shoppings e próximo ao Centro Histórico: Mercure Belém Boulevard (perto do Boulevard Shopping) e ibis Budget Belém Batista Campos (perto do Shopping Pátio Belém).
→ Perto da Rodoviária: Hotel Sagres e ibis Budget Belém.
→ Perto do Hangar Centro de Convenções: ibis Styles Belém Hangar e Rede Andrade Hangar.
→ Perto do Aeroporto: ibis Belém Aeroporto.
Nós também preparamos um artigo com os melhores hotéis em Belém, de acordo com a nota de avaliação dos hóspedes, a quantidade de reservas feitas pelos nossos leitores, a localização, a estrutura e o custo-benefício.
Confira:
Dicas importantes sobre Belém
Antes da descrição de cada bairro para se hospedar, confira essas dicas que vão facilitar as suas reservas e te ajudar no planejamento da sua hospedagem em Belém:
→ A nota média de avaliação dos hóspedes dos hotéis em Belém é abaixo da média (em relação às outras capitais do Brasil). Por isso não tenha expectativa muito alta em relação à qualidade dos hotéis na cidade.
→ O Círio de Nazaré acontece durante o mês de outubro. A procissão principal, chamada de Círio, é no segundo domingo de outubro, período em que a cidade lota, os preços sobem e os hotéis esgotam antecipadamente. A procissão principal sai da Catedral, na Cidade Velha, e termina na Basílica, em Nazaré. O trajeto passa em frente de alguns hotéis na Avenida Presidente Vargas (Grão Pará e Princesa Louçã) e na Avenida Nossa Senhora de Nazaré (na frente do Grand Mercure Belém do Pará e na esquina do ibis Styles Belém Nazaré).
→ A melhor maneira de se locomover em Belém é de aplicativo de transportes. A oferta de carros é boa e as atrações ficam próximas das principais áreas hoteleiras. As corridas são rápidas e baratas. Mas se por algum motivo específico você precisa alugar um carro confira as ofertas de locadoras na Rentcars em Belém.
Nazaré
Nazaré é o melhor bairro para se hospedar em Belém. Ele é um dos bairros mais nobres e seguros e reúne os dois hotéis mais luxuosos da cidade, o Radisson Hotel Belém e o Grand Mercure Belém do Pará.
Com ruas arborizadas, excelente infraestrutura e palacetes históricos em meio à construções mais novas, Nazaré tem inúmeras opções de bares, restaurantes, cinemas, museus e lojas, que oferecem um mix de opções para quem procura atrações culturais, comércio diversificado e vida noturna.
Os dois principais shoppings de Belém estão bem próximos (+- 1 km): Boulevard Shopping (no bairro vizinho do Reduto) e Shopping Pátio Belém (no bairro vizinho de Batista Campos).
Nazaré tem fácil acesso ao Centro Histórico e possui uma localização estratégica para circular pela cidade. As principais atrações de Belém, como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Theatro da Paz, estão entre 1 a 3 km distantes, que podem ser percorridos em um trajeto rápido e barato de aplicativo ou em uma caminhada diurna.
E no próprio bairro de Nazaré fica uma das principais atrações de Belém, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Por isso, se você pensa em visitar Belém para conhecer ou participar do Círio de Nazaré, o bairro de Nazaré é a sua melhor opção para viver o maior evento turístico e religioso da cidade que acontece durante o mês de outubro (a procissão do Círio é no segundo domingo de outubro).
O bairro também possui algumas atrações culturais, a maioria localizadas em edifícios históricos, como o Parque Zoobotânico Museu Emílio Goeldi, o Centur (sede da Fundação Cultural do Pará), o Palacete Augusto Montenegro (onde o museu da Universidade Federal do Pará expõe diversas obras de arte com temas amazônicos), a Casa da Linguagem (que abriga uma biblioteca com um vasto acervo, um cineclube e uma galeria de arte) e o Palacete Bolonha (aberto à visitação).
A estrutura de hospedagem em Nazaré é formada por hotéis de várias categorias (de simples e econômicos à luxuosos), além de alguns hostels.
Onde ficar em Nazaré – Belém
★★★★☆ Fabuloso:
- Hotel Marajoara: com bom custo-benefício e uma fachada colorida e inspirada na cultura pré-colombiana paraense, o hotel oferece localização privilegiada, estando próximo a excelentes restaurantes e bares. Fica a 500 m da Basílica. É um dos hotéis mais bem avaliados pelos hóspedes em Belém.
★★★☆☆ Muito Bom:
- Radisson Hotel Belém: ideal para quem procura conforto e sofisticação, o Radisson oferece banheira de hidromassagem, piscina, bar, academia, sauna ampla e quartos grandes com camas muito confortáveis. O restaurante tem um menu bem variado que vai desde a culinária local paraense à culinária japonesa. A localização do hotel é excelente, com fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade, como a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, a 1km de distância, além de inúmeros bares, restaurantes, farmácias e comércios. É um dos hotéis mais luxuosos da cidade.
- Belém Soft Hotel: confortável e econômico, o hotel está um ponto estratégico para visita aos principais pontos turísticos. E, além da localização privilegiada, ele também conta com quartos bem equipados com frigobar vazio para ser usado como o viajante desejar. Fica a 600 metros da Basílica.
- ibis Styles Belém Nazaré: com uma localização central em Nazaré, oferece piscina e academia. Fica a 700 metros da Basílica.
- ÔVibe Party Hostel: localizado a 800 metros da Basílica, o hostel oferece uma opção alternativa para quem deseja conhecer a cidade de uma forma diferente, além dos pontos turísticos mais convencionais. Com restaurante, bar e festas semanais, ele é uma opção para quem procura por uma experiência mais agitada.
- Antonieta Hostel
★★★☆☆ Bom:
- Grand Mercure Belem do Pará: uma das únicas opções de hotel 5 estrelas em Belém, o Grand Mercure oferece piscina, restaurante, bar, academia e espaço para massagens. Fica na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, a principal do bairro e no trajeto da Procissão do Círio. Está a 900 metros da Basílica e a 500 metros do Theatro da Paz.
Umarizal
Com característica boêmia e elegante, Umarizal é o bairro mais nobre de Belém e oferece a vida noturna mais animada da cidade.
A Avenida Almirante Wandenkolk é a principal área de bares e restaurantes. Bem próximo, no bairro vizinho do Reduto, mas integrado à Umarizal, fica o Boulevard Shopping, o melhor shopping de Belém.
Umarizal é vizinho de Nazaré e está próximo do Centro Histórico, com fácil acesso aos principais pontos de interesse da cidade. O Complexo Ver-o-Rio, uma área verde localizada em frente à Baía do Guajará, com barracas de comidas da região, shows e um espaço cheio de belezas naturais, fica na zona portuária de Umarizal.
Uma desvantagem de Umarizal é que, apesar do bairro ser um dos melhores para ficar em Belém, a quantidade de hotéis é bem pequena.
Onde ficar em Umarizal – Belém
★★★☆☆ Muito Bom:
- Mercure Belém Boulevard: é o melhor hotel do bairro. A hospedagem conta com academia, SPA, restaurante, bar, sala de jogos e piscina com vista para a cidade. Fica a 200 metros da Avenida Almirante Wandenkolk e 700 metros do Boulevard Shopping.
★★★☆☆ Bom:
- Bristol Umarizal Belém: a área de lazer do Bristol Umarizal Belém inclui uma piscina ao ar livre, sauna e academia. Fica a 1km do Complexo Ver-o-Rio e 900 metros do Boulevard Shopping.
★★☆☆☆ Satisfatório (leia as avaliações antes de reservar):
Batista Campos
Batista Campos é um bairro residencial nobre, tranquilo e que possui uma localização privilegiada, com fácil acesso aos principais pontos turísticos e comerciais de Belém. Além de ser vizinho de Nazaré, o bairro fica ao lado do Centro Histórico e das principais atrações da cidade, que estão a menos de 1,5 km.
A estrutura de comércio e serviços é muito boa e também há várias opções de restaurantes. O destaque fica por conta do Shopping Pátio Belém, um dos principais de Belém.
O bairro tem áreas verdes agradáveis e tranquilas como a Praça Batista Campos e a Praça Milton Trindade (onde fica o Horto Municipal).
Apesar de Batista Campos ter poucas opções de hospedagem, no bairro ficam dois hotéis da rede ibis que estão bem localizados na cidade.
Onde ficar em Batista Campos – Belém
★★★☆☆ Muito Bom:
- ibis Styles Belem Batista Campos: localizado a 500 metros da Praça Batista Campos e a 200 metros do Shopping Pátio Belém.
★★★☆☆ Bom:
- ibis budget Belém Batista Campos: melhor posicionado no bairro o ibis Budget fica 300 metros da Praça Batista Campos, 400 metros do Shopping Pátio Belém e está mais perto de Nazaré. O hotel oferece restaurante e tem quartos compactos e econômicos. Há opções de bares e restaurantes próximos ao hotel.
Campina
Segundo bairro mais antigo da capital paraense, Campina é conhecida por sua história e tradição, abrigando parte do Centro Histórico e vários dos principais pontos turísticos da cidade como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República (onde ficam o Theatro da Paz e o Teatro Experimental Waldemar Henrique).
A região portuária de Campina, no entorno do Mercado Ver-o-Peso e da Estação das Docas, é o centro comercial popular de Belém, com áreas degradadas, ruas estreitas e muito movimento durante o dia (comércio de rua). É uma região perigosa, principalmente à noite, quando fica deserta. Nessa área o predomínio é de hotéis simples e econômicos.
O entorno da Praça da República é a melhor parte do bairro Campina, principalmente ao longo da Avenida Presidente Vargas, onde ficam os hotéis Grão Pará e Princesa Louçã que oferecem um bom custo-benefício. Apesar do entorno não ser tão agradável à noite, essa área está muito próxima dos bairros Nazaré e Batista Campos, além de estar em uma localização excelente para explorar a parte histórica da cidade.
Onde ficar em Campina – Belém
★★★☆☆ Muito Bom:
- Hotel Grão Pará: oferece acomodações simples, com preços acessíveis e na melhor localização do bairro. Fica na Avenida Presidente Vargas, em frente à Praça da República.
- Hotel Princesa Louçã: oferece piscina adulto e infantil, restaurante, academia e salão de beleza. Fica na Avenida Presidente Vargas, em frente à Praça da República e do Theatro da Paz. Está muito próximo de Nazaré.
- Rede Andrade Docas: hotel econômico, para quem procura custo-benefício, localizado na área de comércio popular. Fica a 500 metros da Estação das Docas e 600 metros do Mercado Ver-o-Peso.
- Ecopousada Miriti: fica na melhor parte do bairro e está próxima de diversos pontos turísticos, como o Theatro da Paz e a Praça da República, distantes 300 metros, e o Shopping Pátio Belém, distante 400 metros. Oferecen quartos simples e aconchegantes, com um bom custo-benefício.
★★★☆☆ Bom:
★★☆☆☆ Satisfatório (leia as avaliações antes de reservar):
Cidade Velha
O bairro Cidade Velha é o mais antigo de Belém, com muitas construções coloniais, ruas estreitas, igrejas e casarões antigos que contam a história do período colonial da região.
Uma parte do Centro Histórico fica no bairro, no Complexo Feliz Lusitânia, onde estão algumas das principais atrações históricas e culturais da cidade como o Forte do Presépio (ao lado do Mercado Ver-o-Peso), a Catedral de Belém, a Igreja de Santo Alexandre (onde funciona o Museu de Arte Sacra), o Espaço Cultural das Onze Janelas, o Museu do Estado do Pará e o MABE (Museu de Arte de Belém).
No entorno da parte histórica fica uma área comercial com bastante movimento durante o dia e vazia à noite. É uma das regiões mais inseguras de Belém.
Fora do Centro Histórico, mas ainda no bairro Cidade Velha, fica o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, que é um dos principais pontos turísticos da cidade e reúne muitas atrações e atividades.
A Cidade Velha possui apenas um hotel, o Atrium Hotel Quinta de Pedras, que fica ao lado do Mangal das Garças e é um dos melhores da cidade.
Onde ficar na Cidade Velha – Belém
★★★☆☆ Muito Bom:
- Atrium Hotel Quinta De Pedras: é um dos melhores e mais luxuosos hotéis em Belém. Ocupa um casarão do século XVIII, restaurado e adaptado para receber hóspedes com conforto e elegância. É decorado com pisos de mármore e obras de arte nas paredes. Oferece restaurante, bar, piscina adulto e infantil, academia, spa e um charmoso pátio interno. O Mangal das Garças fica a 140 metros e o Complexo Feliz Lusitânia, a 950 metros.
Reduto
O bairro do Reduto antigamente era um bairro industrial que recebeu as primeiras fábricas de borracha de Belém entre o final do século XIX e início do século XX.
Atualmente é um bairro central, histórico e bem posicionado na cidade, que alterna algumas áreas mais degradadas, decadentes e inseguras (próximo da região portuária) com algumas mais agradáveis (na divisa com Umarizal e Nazaré).
No Reduto ficam o Parque Urbano Belém Porto Futuro (projeto de revitalização de uma parte da zona portuária) e o Terminal Hidroviário de Belém. Ainda no bairro, na divisa com Umarizal, fica o Boulevard Shopping, o melhor da cidade.
Reduto tem poucas opções de hospedagem, com o predomínio de pequenos hotéis simples e econômicos.
Onde ficar no Reduto – Belém
★★★☆☆ Muito Bom:
- Hotel le Massilia: oferece restaurante francês e piscina. Fica a 300 metros da Praça da República e a 700 metros do Boulevard Shopping.
- Vera’s Apart Hotel
★★★☆☆ Bom:
São Brás
São Brás é um bairro residencial e comercial que é vizinho de Nazaré, mas fica um pouco mais distante do Centro Histórico, cerca de 5 km. A Rodoviária de Belém fica em São Brás.
Há um polo de hotéis no entorno da Rodoviária, com opções de hotéis pequenos e simples até hotéis maiores com estrutura de lazer. É uma das áreas mais baratas para ficar em Belém, mas o entorno da rodoviária tem um ambiente degradado e inseguro (principalmente à noite).
São Brás tem algumas atrações como o Parque da Residência (que oferece áreas verdes para caminhadas, pistas de cooper, quadras esportivas e espaços para piqueniques) e o Teatro Estação Gasômetro (que abriga apresentações teatrais, shows e exposições).
Onde ficar em São Brás – Belém
★★★☆☆ Muito Bom:
- Hotel Sagres: com piscina, bar e restaurante, o Hotel Sagres fica a 200 metros da rodoviária.
- Panorama Hotel: hotel simples e econômico, fica em frente à Rodoviária.
- Hotel Transbrasil
- Hotel dos Reis
★★★☆☆ Bom:
- Hotel Ibis Budget Belém: oferece quartos compactos e econômicos. Fica a 400 metros da rodoviária.
- Hotel Danúbio: hotel simples e econômico, fica em frente à Rodoviária. Oferece estacionamento.
- Hotel Ipê
Marco (Hangar Centro de Convenções)
O bairro do Marco abriga o Hangar Centro de Convenções & Feiras, o principal centro de eventos de Belém. Ao se hospedar por aqui você estará mais distante do Centro da cidade, em torno de 10 km. Já o Aeroporto Internacional de Belém, está mais próximo, em torno de 5 km.
O bairro é residencial e tem uma boa estrutura de comércio e serviços. Nele fica uma das maiores áreas verdes de Belém, o Bosque Rodrigues Alves (Jardim Botânico da Amazônia), que oferece mais de 80 mil espécies de fauna e flora. Nos arredores do bairro fica a portaria do Parque Estadual do Utinga, que é enorme e tem muitas atrações.
Há um polo de hotéis no entorno do Hangar, para atender o público das feiras e eventos.
Onde ficar no Marco – Belém
★★★★☆ Fantástico:
- Hangar House: hostel simples e econômico, distante 700 metros do Hangar.
- Pousada Márcia Elizondo
★★★★☆ Fabuloso:
- Duque Hostel: o Duque Hostel é uma opção de hospedagem econômica, simples e confortável. O Bosque Rodrigues Alves fica a 400 metro e o Hangar a 700 metros. Há opções de quartos privativos e compartilhados.
- Hotel Bangalô Belém
★★★☆☆ Bom:
- ibis Styles Belém Hangar: é o hotel mais estruturado do bairro, fica a 500 metros do Hangar. Oferece restaurante, academia e sauna, além de um terraço com linda vista para a cidade e com piscina adulto, piscina infantil e hidromassagem.
- Rede Andrade Hangar: fica a 500 metros do Hangar.
- Hotel Paraiso Belém
Arredores do Aeroporto de Belém
No entorno do Aeroporto Internacional de Belém ficam alguns hotéis para pernoite próximo ao aeroporto, conexões longas ou para compromissos na região. O Aeroporto fica a 10 km do Centro da cidade.
Onde ficar nos Arredores do Aeroporto de Belém
★★★☆☆ Muito Bom:
- Hotel Antiga Roma: oferece piscina e academia.
- Residencial Dom Luiz
★★★☆☆ Bom:
- ibis Belém Aeroporto: hotel econômico localizado a 2 km do Aeroporto Internacional de Belém. Oferece restaurante.
- Hotel Vila Rica Belém: fica a 2 km do aeroporto. Oferece piscina, restaurante e bar.
- Hotel Val-de-Cans Aeroporto
★★☆☆☆ Aceitável (leia as avaliações antes de reservar):
Aluguel de imóveis para temporada em Belém
Alugar um imóvel em Belém pode ser uma opção interessante para estadias longas, para quem busca maior privacidade e também para viagens em grupo ou família.
A maioria dos imóveis possui cozinha e com isso você pode preparar as suas próprias refeições. A estrutura (pratos, talheres, copos, mesa, etc) também proporciona praticidade ao pedir delivery.
Em Belém há algumas opções de apartamentos para alugar.
Você tem alguma dúvida sobre onde se hospedar em Belém?
Se você ainda tem alguma dúvida sobre em qual bairro se hospedar em Belém ou quer dicas de hotéis e pousadas, deixe um comentário abaixo 🙂