Cozumel no México oferece uma boa variedade de tipos de hospedagem. Na ilha mexicana você encontra desde hostels até resorts all inclusive.
A boa notícia é que os valores cobrados pelos hotéis em Cozumel são mais baratos que em Cancún e na Riviera Maya.
Para facilitar eu dividi a ilha em regiões e vou explicar um pouco sobre cada uma delas, além de indicar os melhores e mais procurados hotéis de cada região.
Se você pretende conhecer atrações que estão no continente (ruínas maias, parques da rede Xcaret, cenotes) considere dividir a hospedagem entre Cozumel e alguma cidade no continente (Playa del Carmen, Tulum).
Não creio que vale a pena ir até essas atrações a partir de Cozumel. A travessia de ferry-boat (ida e volta) tomará um bom tempo do seu dia.
Sargaço: sobre a infestação de sargaço na região veja mais informações no artigo Infestação de Sargaço em Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Riviera Maya e região.
San Miguel de Cozumel (o centrinho)
San Miguel de Cozumel é a única cidade, o centrinho da ilha.
É o lugar ideal para quem deseja ficar junto à estrutura comercial, de transporte e de serviços. E também do agito noturno (bares, restaurantes, baladas).
O bom de ficar no centrinho é que você estará próximo de shoppings, lojas, locadoras de carros, agências de passeios, do terminal do ferry-boat, do aeroporto, etc.
O ruim de ficar no centrinho de Cozumel é que não há praia. Mas não vejo isso como um problema, já que na minha opinião o interessante é explorar a ilha e não se fixar em um ponto.
Se o perfil da sua viagem é passar o dia explorando as praias da ilha e/ou fazendo mergulho creio que ficar no centrinho seja uma excelente opção:
- No centrinho fica o maior número de hotéis (muitos são econômicos)
- Você se hospedará no local que concentra a principal estrutura turística, comercial e de serviços.
- O centrinho é o principal ponto de agito noturno.
São poucas as opções de hotéis de frente para o mar no centrinho de Cozumel. Um deles é o all inclusive Cozumel Palace (site: Cozumel Palace), que é um dos melhores e mais imponentes da ilha. O Hotel Cozumel & Resort fica do outro lado da avenida, mas possui uma estrutura de frente para o mar com uma prainha artificial. Outra opção de frente para o mar, embora não muito bem avaliado, é o Hotel Barracuda.
Muitos estabelecimentos ficam nas proximidades da praça principal e do terminal de ferry-boat de passageiros, o ponto mais movimentado do centrinho. Na avenida beira-mar estão o Casa Mexicana, o Hotel Boutique Vista del Mar, o Safari Inn e o Suites Bahia. Distantes menos de 100 metros da avenida beira-mar ficam o Flamingo Hotel, o Plaza Cozumel e o Suites Colonial.
Entre os hostels no centrinho veja o Beds Friends, o Hostelito e o 2Tank Dive. Também econômicos são o Hotel Posada Edem e o Hotel Mary Carmen.
Do centrinho ao sul da ilha
No caminho entre o centrinho e o sul da ilha fica a maioria dos resorts e grandes hotéis de Cozumel, que apesar de ficarem mais distantes do centrinho, estão mais próximos das melhores praias e beach clubs da ilha.
Eu considero essa região uma boa opção para quem deseja ficar em um hotel com boa estrutura e dividir a estadia em: alguns dias curtindo o hotel / alguns dias fazendo mergulhos ou explorando a ilha.
A maioria dos grandes hotéis possuem uma operadora de mergulho, mas geralmente os passeios/aluguel de equipamentos são mais caros que nas agências do centrinho.
Para se deslocar você terá que alugar um carro, uma moto ou usar táxis.
Um detalhe importante é que muitos dos hotéis e resorts dessa região não possuem praia com faixa de areia, embora fiquem de frente para o mar (alguns com a avenida beira-mar em frente).
Essa região entre o centrinho e o sul da ilha possui 3 áreas distintas:
- Perto do terminal de cruzeiros (bem próximo do centrinho).
- Centro-Sul da ilha (um dos melhores locais para snorkel).
- Sul da ilha (as melhores praias e beach clubs).
Perto do terminal de cruzeiros
Ainda bem próximos do centrinho de Cozumel, os hotéis no mapa acima também estão próximos do principal terminal de desembarque de passageiros de cruzeiros, onde há uma estrutura com lojas, bares e restaurantes.
É uma localização interessante: perto do centrinho, perto do terminal de cruzeiros e no caminho para o sul da ilha.
Não há praia com faixa de areia (algum hotel pode ter uma prainha artificial).
Nessa região ficam o Blue Angel Resort (apesar do nome é um hotel pequeno), o VillaBlanca Garden Beach Hotel e bem perto do terminal de cruzeiros estão o Casa Del Mar Hotel & Dive Resort, o all inclusive Grand Park Royal Cozumel e o hotel El Cid La Ceiba Beach (colado à estrutura de lojas e restaurantes do terminal de cruzeiros).
No centro-sul da ilha
Esses hotéis ficam num trecho sem faixa de areia, mas que é considerado um dos melhores para snorkel em Cozumel.
Mais distantes do centrinho, eles ficam em pontos isolados, sem muita estrutura ao redor.
Mais próximos do sul, o acesso é fácil às melhores praias, beach clubs e parques da ilha.
Nessa região ficam o Presidente InterContinental (um dos mais sofisticados de Cozumel, possui prainha com faixa de areia), o The Landmark (em frente fica o famoso The Money Bar Beach Club, excelente ponto para snorkel), o Fiesta Americana (um dos melhores all inclusive) e o The Explorean, um pequeno hotel all inclusive.
No sul da ilha
Aqui ficam as melhores praias, beach clubs e parques de Cozumel.
A desvantagem é que essa região é a mais distante do centrinho, +- 20 km.
No sul da ilha predominam grandes resorts all inclusive localizados de frente para o mar em praias com faixa de areia.
Se o seu sonho é um resort com uma praia caribenha em frente, aqui é o seu local em Cozumel.
Nessa região ficam o Sunscape Sabor, o Secrets Aura (só para adultos), o Allegro, o Occidental Grand e o Iberostar Cozumel All Inclusive.
Norte da ilha
Ao norte do centrinho também há algumas opções de hospedagem.
A desvantagem aqui, na minha opinião, é que você estará no lado oposto das melhores praias, beach clubs e parques.
Próximos do centrinho e de frente para o mar (sem faixa de areia) ficam o Coral Princess e o Hotel B.
Mais distantes do centrinho, num trecho de praia com faixa de areia, ficam os all inclusive El Cozumeleño e Meliá (padrão um pouco inferior aos resorts da rede). Nessa região também fica o Playa Azul (não é all inclusive).
Costa Leste
Todos os hotéis indicados até aqui ficam na costa oeste de Cozumel, onde está toda a estrutura da ilha e também as melhores praias e pontos para mergulho.
A costa leste de Cozumel é desabitada e possui praias selvagens, com o mar forte. Algumas praias possuem uma estrutura com bar ou restaurante (bem mais simples que os da costa oeste).
Na costa leste fica o Ventanas Al Mar, um pequeno hotel de frente para o mar que é um verdadeiro refúgio. Embora distante do centrinho, o acesso é por estrada asfaltada.
Recomendo apenas para quem gosta de lugares isolados. Um carro é essencial para se deslocar. A distância até o centrinho é de 20 km.
E você?
Já se hospedou em Cozumel? Tem alguma dica?
Tem alguma dúvida sobre onde ficar em Cozumel no México?
Deixe um comentário abaixo 🙂
Link permanente
Fred boa noite, estou com q minha família na Riviera Maia e quero te parabenizar por escrever de forma tão objetiva, clara e analítica!!! Suas dicas são incríveis e suas impressões acerca dos lugares são passadas de maneira cuidadosa, mas com uma riqueza de detalhes que é impressionante!!! Parabéns que você tenha muito sucesso!!!
Link permanente
Obrigado Renata. Aproveita bastante aí 🙂
Link permanente
Bom dia!
Estou programando ir pra Cancún e gostaria de saber qual o tempo mínimo de permanência pra aproveitar o q a região tem de melhor e quais lugares não deveria deixar de ir. Ficarei num resort all inclusive, mas qro conhecer os pontos turísticos e ir pra alguma balada à noite.
Link permanente
Oi Gal, tudo bem?
Dá uma olhada no artigo Dicas Roteiro Cancún e Região.
Nele eu abordo bem essas questões.
Abraços 🙂
Link permanente
Boa noite Fez. Nossa, seu blog tem informações sobre Cancún e Playa del Carmen, cenotes, ruinas, Praias, etc, que dificilmente encontro em outros locais.
Uma duvida: vale a pena ir à Cozumel a partir das 18 horas, jantar, passear no centrinho e voltar para Playa del Carmen no Ferry das 22 horas? Você considera que os arredores do ponto de desembarque, em Playa del Carmen, é um local ermo ou perigoso? Sei que nestes horários varias boates estão se preparando para abrir… mas a área do desembarque tem iluminação suficiente para o retorno àquele horário?
Obrigada, mais uma vez, pelas informações compartilhadas.
Link permanente
Oi Cecília, tudo bem?
Que bom que você está gostando das dicas do blog 🙂
O terminal do Ferry em Cozumel fica bem no centrinho, não é um lugar afastado, dá para circular a pé facilmente.
Como você disse, indo embora as 22 horas talvez você não pegue as baladas, mas daria para você jantar ou ir em um bar mais animado.
Se vale a pena é difícil eu dizer, já que não é um roteiro comum, a maioria das pessoas vão passar o dia (e não à noite) em Cozumel.
O centrinho de Playa del Carmen é bem maior, com mais opções e mais animado. Se você tem poucas noites acho que vale mais a pena focar em PDC.
Abraços 🙂
Link permanente
Obrigada pela resposta!!! Vou montar o roteiro com esta ponderação.
Link permanente
Olá Fred
Estou gostando dos seus artigos, são bem esclarecedores e estou fazendo meu roteiro de viagem me baseando nos seus relatos.
Estou com dúvida a respeito do pagamento das diárias dos hotéis. Vc fez as reservas e pagamento das diárias ainda no Brasil, antes de viajar ? Vc acha melhor ir escolhendo e pagando as diárias conforme meu roteiro ? Vou nas ruínas de Tulum, estou planejando 2 cenotes próximos, um dia no Xel-ha e conhecer as praias próximas. Também quero ir em cozumel.
O pagamento das diárias dos hotéis é em dólares ou pesos????
Obrigada pela atenção
Link permanente
Oi Jesua, tudo bem?
Essa questão do pagamento dos hotéis varia bastante de acordo com o hotel e a plataforma que você reserva.
No Booking, por exemplo, há hotéis que cobram o valor total (ou a primeira diária) a qualquer momento após a reserva. Há hotéis que cobram no dia anterior ao check-in ou no momento do check-in (nesse caso dá para pagar em dinheiro, alguns aceitam apenas pesos e outros pesos ou dólares).
Há hotéis com políticas diferentes para o mesmo quarto: sem cancelamento gratuito o valor geralmente é cobrado a qualquer momento após a reserva. Com cancelamento gratuito o valor é cobrado geralmente um ou alguns dias antes do check-in ou no momento do check-in.
Enfim, não há um procedimento padrão entre os hotéis. Geralmente eu reservo hotéis com diferentes formas de pagamento, também não sigo um padrão.
Eu costumo deixar todos os hotéis reservados antes da viagem e vou com o roteiro fixo.
Abraços 🙂
Link permanente
Vamos a Cozumel para o Carnaval e não sabemos como será, mas independentemente disso, desejo cumprimentar pela clareza com que escreve e pela objetividade na abordagem adotada. Excelente artigo sobre viagem: nem curto para só dar água na boca, nem longo demais para ter a leitura interrompida pelo cansaço.
Link permanente
Obrigado Rogério, boa viagem para vocês.
Vocês vão adorar.
Abraços 🙂
Link permanente
Estou indo para Cozumel em setembro mas estou super perdida!!
Já peguei resorts all inclusive no Brasil
Super Caros e com
Nome que me decepcionou!!! Não queria outra fria!!!! Alguém me ajuda!!!!
Quero hotel excelente e mar delicioso!!!
Link permanente
Oi Vivi, tudo bem?
Nem sempre é fácil acertar no resort.
Se você deseja um resort excelente e mar delicioso será que Cozumel é uma boa ideia? Não são muitos os resorts em Cozumel e o mar na ilha, apesar de lindo, tem muitos pontos com corais e faixa de litoral sem praia. É bom para mergulho, mas nem sempre é bom para banhos.
Em Cozumel as praias melhores para banhos ficam no sul da ilha. Veja os resorts Sunscape Sabor e Secrets Aura (somente adultos).
Você já viu os resorts do condomínio Playacar em Playa del Carmen? Lá tem vários resorts, um ao lado do outro, com uma linda praia. Talvez lá seja mais fácil acertar no resort e dá para conhecer Cozumel num passeio bate-volta com o ferry-boat (35 minutos o trajeto). Dá uma olhada nesse link: resorts em Playacar.
Veja também outras opções de hotéis e resorts em Playa del Carmen e mais dicas sobre onde ficar em Playa del Carmen.
Um regra que eu sempre procuro usar antes de reservar um hotel é a nota dele no Booking. Acima de 8,5 é pequena a chance de errar na escolha. E acima de 9,0 é mínima a chance de errar. E claro, o barato pode sair caro.
Boa viagem para você 🙂