Pipa: a Praia da Pipa (80 km de Natal) é um distrito que pertence a Tibau do Sul (cidadezinha no litoral sul do Rio Grande do Norte).
Pipa é o centrinho turístico dessa incrível região que atrai muitos turistas brasileiros e estrangeiros (principalmente argentinos) que se encantam com as lindas praias (a maioria emolduradas por falésias).
Vale a pena se hospedar em Pipa? Sim, com certeza. Se você puder não faça apenas o passeio bate-volta desde Natal. Somente se hospedando em Pipa você poderá explorar as praias do entorno e curtir a movimentada noite da Avenida Baía dos Golfinhos (a ruazinha principal de Pipa).
Onde ficar: a maior concentração de hotéis e pousadas fica na Praia da Pipa (centrinho), mas há outros locais interessantes para ficar hospedado como as praias do Amor e do Madeiro, a Lagoa de Guaraíras (que tem o pôr do sol mais lindo e concorrido da região), entre outros.
Melhores hotéis e pousadas indicados por praia: veja neste artigo a descrição e fotos das praias de Pipa e de Tibau do Sul, além de dicas de hotéis e pousadas de todas as categorias e preços (indicados praia por praia). A boa notícia é que Pipa possui desde luxuosos hotéis boutique até hostels bem baratinhos que cabem no bolso de qualquer viajante 🙂
Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul – RN
Continue lendo o artigo ou clique nos links para ir direto aos tópicos:
- Praia da Pipa (centrinho): é o centrinho turístico da região, onde está a maior concentração de pousadas, hotéis, bares e restaurantes.
- Praia do Amor / Chapadão: a Praia do Amor é linda, tem ondas boas para surfe e boas barracas de praia. Os hotéis e pousadas ficam no alto do morro (com fácil acesso ao centrinho de Pipa). O Chapadão é o mirante mais famoso de Pipa.
- Praia do Madeiro: é uma das melhores para banhos de mar e uma das mais bonitas da região. Os hotéis e pousadas ficam no alto da falésia e possuem vistas espetaculares.
- Praia de Cacimbinhas: continuação da Praia do Madeiro com ondas mais fortes, trechos desertos, dunas e lindas falésias.
- Tibau do Sul: é a sede do município que abriga a Praia da Pipa e as demais praias. Você pode se hospedar no centrinho de Tibau (no encontro da Lagoa de Guaraíras com o mar), às margens da Lagoa de Guaraíras (o melhor pôr do sol) ou na linda e tranquila Praia do Giz.
- Sibaúma: é o mais isolado dos vilarejos praianos de Tibau do Sul. Uma boa opção para quem procura tranquilidade.
Mapa: confira abaixo o mapa com a localização das praias e principais pontos de interesse em Pipa e Tibau do Sul. Centrinho de Pipa: a linha em azul corresponde ao trecho mais turístico da Avenida Baía dos Golfinhos (a ruazinha principal de Pipa). Hotéis: no mapa você encontra alguns hotéis e pousadas que eu destaco neste artigo (clique no ícone do hotel para ver fotos, preços, avaliações e efetuar reservas no Booking).
Praia da Pipa (centrinho)
Pipa (centrinho): ao se hospedar na Praia da Pipa (o centrinho turístico de toda a região) você terá a melhor localização para explorar outras praias durante o dia (provavelmente você irá em praias diferentes a cada dia) e curtir o centrinho à noite. Geograficamente é o melhor lugar para ficar em Pipa e região.
Avenida Baía dos Golfinhos (ruazinha principal): na minha opinião o melhor do centrinho de Pipa é a ruazinha principal e não a praia (que é a mais muvucada). A Avenida Baía dos Golfinhos é charmosinha e bem movimentada à noite (quando o trânsito de veículos não é permitido e ela vira um calçadão). Os bares, restaurantes e lojas ocupam uma boa extensão da avenida e ruas paralelas. A avenida não é beira-mar (para acessar a praia você terá que descer as ladeiras). Ela é de mão única para os veículos (sentido Praia do Madeiro-Praia do Amor) e o retorno é feito por trás da vila (pelo anel viário). O trânsito e o estacionamento são bem complicados principalmente nos feriados e na alta temporada quando Pipa fica superlotada. A pé: o melhor de ficar hospedado no centrinho é que você fará o movimento noturno a pé.
Praia da Pipa (Praia do Centro): a praia do centrinho é mais bonita na maré alta. O mar é calmo e bom para banhos. São vários pontos com restaurantes e barracas, mas o trecho mais bacana é o lado direito da praia (sentido Praia do Amor). Nesse trecho tem um calçadão de madeira onde forma uma lagoa na maré alta. Por ali fica o Pipa Beach Club (do outro lado do calçadão e não na praia). No lado esquerdo (sentido Praia Baía dos Golfinhos) fica um trecho conhecido como Praia do Porto (local da onde partem os passeios de barco). Acesso à outras praias: na maré baixa é possível caminhar facilmente até as praias vizinhas (+- 15 minutos). Pelo lado direito chega-se à Praia do Amor e pelo lado esquerdo à Praia Baía dos Golfinhos.
Praia Baía dos Golfinhos (imperdível): é uma praia linda (para muitos a mais bonita de Pipa), emoldurada por falésias e sem construções (apenas barracas de praia). O acesso é somente por barcos ou caminhando na maré baixa a partir das praias vizinhas (Praia do Centro e Praia do Madeiro). O mar é calmo, o melhor para banhos em Pipa e com golfinhos!!! Segundo os barraqueiros é garantido que você verá golfinhos nessa praia. Nós vimos vários 🙂
Hotéis e pousadas com localização excepcional no centrinho de Pipa (entre a ruazinha principal e a praia do centrinho): Boutique Hotel Marlin’s (nós visitamos as dependências; o ambiente é muito bacana; o hotel foi construído aproveitando a descida do terreno; a recepção fica no alto, em uma viela que sai da Avenida Baía dos Golfinhos; a piscina fica lá embaixo de frente para a Praia do Centro no trecho conhecido como Praia do Porto), Pousada Ceú e Mar (pousada econômica super bem avaliada; piscina de frente para o mar), Pipas Bay (flats com cozinha compacta; de frente para o mar), Pousada da Pipa (econômica) e a Pousada Barbara (excelente localização mais próxima do lado direito da praia; que eu considero o melhor do centrinho). Na Avenida Baía dos Golfinhos (a ruazinha principal) ficam o Hotel Pipa Atlântico (um dos maiores do centrinho), a Pousada Tartaruga (vizinha da charmosa Toca da Coruja) e o Vila da Pipa Suítes (para economizar; em cima de uma galeria de lojas).
Pousada Toca da Coruja: uma das mais antigas e famosas de Pipa a Toca da Coruja faz parte do Roteiros de Charme. Não ficamos hospedados nela, mas conhecemos as dependências, os bangalôs e o restaurante. O ambiente é incrível, com muito charme em meio à natureza. Recomendo fortemente para lua de mel e viagens românticas. Localização: a localização é excelente, na Avenida Baía dos Golfinhos (no centrinho), mas a pousada ocupa uma área enorme e você nem percebe que está no meio do agito. Ela não fica na praia (e nem tem vista), mas possui um bar de praia (com traslado gratuito) na isolada Praia das Minas (que fica depois do Chapadão). São dois tipos de bangalôs charmosíssimos: o Superior (60 m²) e o Deluxe (130m²). Restaurante: o restaurante da pousada (Oca Toca) é aberto ao público (reserve antecipadamente). Foi o melhor restaurante que fomos em Pipa. O ambiente é espetacular. Preços, fotos e mais detalhes: Pousada Toca da Coruja.
Sun Bay Pipa Hotel: com mais de 130 quartos é um dos maiores de Pipa. Apesar de ficar na Avenida Baía dos Golfinhos (sentido Praia do Madeiro) ele fica um pouco distante do centrinho (principalmente para ir a pé até a praia). O hotel ocupa uma grande área no alto do morro que divide a Praia do Centro com a Praia Baía dos Golfinhos. Os preços geralmente são bons (excelente custo-benefício), mas infelizmente a nota de avaliação não é tão boa (7,7 em outubro de 2018). Preços, fotos e mais detalhes: Sun Bay Pipa Hotel.
Subindo as vielas que saem da Avenida Baía dos Golfinhos (sentido oposto ao da praia) você encontra pousadas bem posicionadas e bem avaliadas como a Pousada Cavalo Marinho, a Pousada Mediterrânea, a Pousada Aconchego da Pipa, o Pipa Centro Residence (apartamentos com cozinha), a Pousada Catavento e os Chalés Mirante de Pipa. Subindo ainda mais o morro (mais distante do centrinho e da praia; uns 5 a 10 minutos de caminhada) ficam o Serhs Villas da Pipa Hotel (as vilas possuem churrasqueira e piscina privativas, além de cozinha equipada), o Condomínio Pipa Park (apartamentos com cozinha), a Pousada Thalassa Hotel e a Pousada Boutique Waikiki. Para economizar nessa área veja a Pousada Vila Alemã (nota de avaliação 9,2), a Pousada da Vovó, os Chalés Lua Nova Pipa e os hostels do Céu, La Serena e Carioca. A Pousada Império do Sol é uma das mais baratas de Pipa, mas está bem distante do centrinho (uns 15 minutos de caminhada).
Voltar ao menu: Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.
Praia do Amor / Chapadão
Praia do Amor / Chapadão: o bairro da Praia do Amor está integrado ao centrinho de Pipa. A Avenida Baía dos Golfinhos possui restaurantes, lojas e comércio até a Rua Praia do Amor (que dá acesso à praia), mas o ambiente vai ficando menos charmoso. Essa área da avenida tem vários restaurantes bem baratinhos. A caminhada até o ponto principal do centrinho (descida para ir; subida para voltar) vai levar uns 10 a 20 minutos (dependendo da localização do seu hotel/pousada). Não compensa ir de carro, é mais fácil ir a pé ou de táxi (20 reais a corrida em outubro de 2018) ou mototáxi (5 reais).
Praia do Amor: emoldurada por falésias a Praia do Amor é linda. O acesso até a praia pode ser feito pela Rua Praia do Amor (descendo as escadarias pelas falésias) ou pela Praia do Centro na maré baixa (+- 15 minutos de caminhada). O mar tem ondas fortes e é bom para surfe, atraindo um público mais descolado. As barracas de praia estão entre as mais famosas de Pipa. O banho de mar não é dos mais agradáveis (por causa das ondas).
Chapadão: é um mirante localizado no alto das falésias que dividem a Praia do Amor com a Praia das Minas. A paisagem é incrível e por isso é ponto de parada de todos os passeios que vão para Pipa. O acesso ao Chapadão é pelo bairro e não pela praia.
Hotéis e pousadas: como a região da Praia do Amor / Chapadão é menos povoada do que o centrinho por aqui você encontra muitos hotéis e pousadas que ocupam um grande terreno, com bastante natureza e maior estrutura. Essa região tem uma boa concentração de hotéis/pousadas tipo boutique/luxo, além de condomínios de casas, vilas ou apartamentos.
Complexo Sombra e Água Fresca: um dos destaques dessa área é o complexo Sombra e Água Fresca que reúne três estabelecimentos, o Hotel, o Resort e o Spa, todos com nota de avaliação altíssima no Booking (em outubro de 2018). Os três ficam próximos entre si (na Rua Praia do Amor) bem perto da escadaria que desce para a Praia do Amor e uns 10 minutos de caminhada para o centrinho. Os hóspedes de qualquer unidade podem usar a estrutura de lazer das demais (todas possuem piscinas). O complexo não possui estrutura na praia, mas você pode ficar em uma das barracas da Praia do Amor.
Hotel Sombra e Água Fresca: nós ficamos hospedados no Hotel Sombra e Água Fresca (que é o pioneiro e o principal do complexo). Hotel: o hotel tem uma linda decoração balinesa e ocupa um terreno subindo o morro. O restaurante e a piscina principal ficam lá no topo (dizem que é o ponto mais alto de Pipa). A vista é espetacular, mas não é indicado para pessoas com dificuldades de locomoção. O ambiente e a decoração do hotel são sensacionais. O atendimento da equipe foi muito bom. Quartos: os 27 quartos (no estilo rústico-chique) são excelentes, ideais para viagens românticas. Eles ficam entre a recepção e a piscina (subindo o morro). Nós ficamos na Suíte Executiva com Vista para o Mar: quarto amplo (45m²), bem decorado, hidromassagem dupla com uma vista inacreditável do mar, varanda privativa e banheiro com sauna. E olha que esse é um dos quartos mais “simples” do hotel. Piscinas: enquanto a piscina principal tem vista para a Praia do Amor, outra piscina (em um nível abaixo no terreno) está integrada à natureza e possui um ambiente mais zen. Ainda há uma piscininha climatizada, com borda infinita, bem posicionada para o pôr do sol e com vista do centrinho de Pipa. Gastronomia: gostamos bastante do restaurante que possui um ambiente muito bacana. O café da manhã é um dos melhores que já vimos até hoje (para esse padrão de hotel). Recomendo fortemente. Preços, fotos e mais detalhes: Hotel Sombra e Água Fresca.
Resort e Spa Sombra e Água Fresca: não ficamos hospedados, mas fomos conhecer as dependências do Resort e do Spa (ambos não possuem vista para o mar). Resort: o Resort Sombra e Água Fresca fica na frente do Hotel, do outro lado da rua, em um terreno mais plano. Possui uma estrutura mais compacta (apenas 10 apartamentos). Conta com piscina própria, mas não possui restaurante. O café da manhã é no restaurante do Hotel (é uma boa ladeira para subir). O Resort possui apartamentos para 4 pessoas e por isso é mais indicado para famílias e grupos. Spa: distante uns 200 metros do Hotel e do Resort o Spa Sombra e Água Fresca conta com 46 suítes e ocupa um enorme terreno. O ambiente é incrível com caminhos labirínticos pela floresta. Os charmosos bangalôs (que podem abrigar mais de uma suíte) ficam espalhados. A piscina, ou melhor, o conjunto de piscinas se ramifica pela natureza. É a maior piscina de todo o complexo. O Spa é autossuficiente: possui restaurante (com café da manhã e refeições), uma boa academia e claro, um Spa. Preços, fotos e mais detalhes: Resort Sombra e Água Fresca e Spa Sombra e Água Fresca.
Rua Praia do Amor: além do complexo Sombra e Água Fresca há outras opções de hospedagem na Rua Praia do Amor e arredores. A localização é muito boa: na rua que dá acesso à Praia do Amor e não tão distante do centrinho. A bem avaliada Pousada dos Girassóis tem uma localização excelente (na esquina da Avenida Baía dos Golfinhos com a Rua Praia do Amor). Ao lado fica a Pousada Bicho Preguiça. Bem perto das escadarias que descem para a Praia do Amor estão o Zicatela Beach Hostel e o Hotel da Pipa (na beira das falésias e com linda vista). Na ruazinha do Spa Sombra e Água Fresca ficam o PIPAradise Beach Hostel e a excelente Pousada Terra dos Goitis (a pousada nº 1 do TripAdvisor em Pipa em outubro 2018).
Mais perto do Chapadão (mais longe do centrinho) você encontra excelentes hotéis boutique como o Paua Hotel Boutique, o Bupitanga Hotel e a isolada Pousada Ecovila Spa da Alma (distante 300 metros da Praia das Minas), além de condomínios com casas, vilas ou apartamentos (geralmente com cozinha) como o Condomínio Brisas do Amor, o Pipa Beleza Resort e o Domus Villas. Nessa área não é tão agradável a caminhada noturna até o centrinho. São 15 minutos (ou mais dependendo do hotel) passando por trechos desertos.
Voltar ao menu: Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.
Praia do Madeiro
Praia do Madeiro: além de ser uma das mais bonitas, na minha opinião ela é a melhor para banhos de mar (junto com a Baía dos Golfinhos). A Praia do Madeiro fica entre o centrinho de Pipa e o centrinho de Tibau do Sul (5 minutos de carro para cada lado; tem vans públicas que passam com boa frequência; corrida de táxi a 20 reais; não é viável ir a pé). Não há um bairro, apenas alguns hotéis na beira da falésia (com vista para o mar) e com a praia lá embaixo. Para acessar a praia é preciso descer as escadarias. Observação importante: não deixe de colocar a Praia do Madeiro na sua lista de atrações imperdíveis para visitar em Pipa 🙂
Canto direito: as barracas de praia ficam no canto direito da Praia do Madeiro onde o mar é mais calmo e excelente para banhos. Esse canto faz divisa com a Praia Baía dos Golfinhos (uns 10 minutos de caminhada fácil na maré baixa). A Praia do Madeiro também recebe a visita de golfinhos. Nesse trecho (canto direito), no alto da falésia (escadaria para acessar a praia), ficam duas excelentes opções de hospedagem: o Madeiro Beach Hotel (a barraca de praia do hotel é a melhor desse canto da praia; ela é aberta para passantes) e a Villa Maree (uma casa de veraneio que se transformou numa pequena pousada com atendimento acima do padrão).
Canto esquerdo: o canto esquerdo da Praia do Madeiro possui um ambiente bem mais tranquilo e com uma paisagem lindíssima. Esse canto só tem um ponto de apoio aos banhistas, a barraca de praia do Hotel Ponta do Madeiro (veja abaixo) que é aberta aos passantes. O mar nesse ponto tem ondas mais fortes e por isso não é tão gostoso para banhos como no canto direito da praia. A caminhada até a vizinha Praia de Cacimbinhas é muito fácil na maré baixa (é só contornar o morro).
Hotel Ponta do Madeiro: mais um hotel que ficamos hospedados em Pipa. Inaugurado na década de 90 o Ponta do Madeiro foi se transformando ao longo do tempo e hoje oferece uma estrutura muito boa, além de uma vista impagável na beirada das falésias da Praia do Madeiro. Isolado: o hotel fica isolado no canto esquerdo da praia (enquanto toda a muvuca está no canto direito) e possui a única escadaria que dá acesso à praia nesse canto (exclusiva para os hóspedes). Quartos: o hotel possui pouco mais de 40 quartos no estilo rústico-chique. Todos são de frente para o mar, mas muitos não possuem vista por causa da vegetação. Nós ficamos no Apartamento Deluxe (40m²), mas também visitamos um Apartamento Master que é um pouco menor (35m²) mas conta com banheira de hidromassagem (para duas pessoas). Gastronomia: o hotel possui um excelente restaurante (há um gazebo com vista para o mar que você pode reservar para um jantar especial) além do serviço na piscina e na barraca de praia. Piscina: o Ponta do Madeiro tem uma piscina espetacular com vista para o mar. Transfer: o hotel oferece um serviço de transfer com horários fixos para ir e voltar do centrinho à noite (custo de 10 reais por pessoa ida e volta em outubro de 2018). É mais prático usar o transfer do que ir de carro. Durante o dia o transfer leva e busca os hóspedes no centrinho ou outras praias (também com custo; tem que combinar os horários). Recomendo fortemente o hotel. O atendimento de toda a equipe foi excelente. Preços, fotos e mais detalhes: Hotel Ponta do Madeiro.
Hotel Oka da Mata: hotel nº 1 no TripAdvisor em Pipa em outubro de 2018. É um hotel sensacional, em meio à natureza. O Oka da Mata não fica na Praia do Madeiro. Ele está localizado em frente ao Santuário Ecológico de Pipa (nos altos da Praia Baía dos Golfinhos) onde uma trilha de 150 metros leva até a escadaria da Praia do Madeiro. O hotel disponibiliza transfer gratuito para o centrinho e praias da redondeza. Preços, fotos e mais detalhes: Hotel Oka da Mata.
Voltar ao menu: Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.
Praia de Cacimbinhas
Praia de Cacimbinhas: mais próxima de Tibau do Sul do que de Pipa a Praia de Cacimbinhas tem características parecidas com o canto esquerdo da Praia do Madeiro. O mar tem ondas fortes (mas dá para entrar) com as falésias emoldurando a praia. É uma praia bem extensa e deserta em sua maior parte. São poucas as barracas de praia e por isso o movimento de turistas é menor. Pelo lado direito acessa-se facilmente a Praia do Madeiro. Pelo lado esquerdo, na maré baixa, a caminhada é fácil até o centrinho de Tibau do Sul (uns 10 a 15 minutos passando pela Praia do Giz).
Mirante e dunas: no meio da Praia de Cacimbinhas há um belo mirante (no alto das falésias às margens da rodovia) que é ponto de parada para tirar fotos. Mais ou menos nesse ponto, só que do lado de lá da rodovia, ficam as Dunas de Cacimbinhas, local de prática de sandboard.
Onde ficar: assim como no Madeiro não há um bairro em Cacimbinhas, apenas algumas opções de hospedagem. O destaque fica para a dupla Pipa Privilege Boutique (na beira da falésia com vista sensacional; ambiente muito bacana; são apenas 16 lofts grandes, bem decorados e com vista) e o Acquapipa Resort (na frente do Pipa Privilege, do outro lado da rodovia; possui maior estrutura de lazer incluindo um parque aquático; indicado para famílias com crianças). Ambos são do mesmo grupo e oferecem transfer gratuito para o centrinho de Pipa. Ainda na Praia de Cacimbinhas fica a econômica e muito bem avaliada Pousada Cacimbinha (do outro lado da rodovia).
Voltar ao menu: Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.
Tibau do Sul
Centrinho de Tibau do Sul (sede do município): o centrinho de Tibau do Sul (infinitamente menos turístico do que o de Pipa) fica no encontro da Lagoa de Guaraíras com o mar. Bem nesse encontro há uma praia (parte na lagoa e parte no mar) com várias barracas que recebem um bom número de turistas (durante o dia). No trecho de praia voltado para o mar pedras formam piscinas naturais (dependendo da maré). No trecho de praia voltado para a lagoa, onde as águas são calminhas e boas para banhos, saem passeios de barco (que levam até um banco de areia no meio da lagoa) e a balsa que faz a travessia até a Praia de Malembá (que fica do outro lado da lagoa e é ponto de passeios de bugue pelas dunas). Trajeto Tibau-Pipa: o trajeto entre o centrinho de Tibau e o centrinho de Pipa leva uns 15 minutos de carro (a corrida de táxi sai 30 reais; há vans frequentes fazendo o trajeto). Pousadas: o centrinho de Tibau do Sul é um bom local para economizar. Você encontra pousadas boas (sem luxo) por preços bacanas como a Pousada Corais do Sul, a Pousada Casa do Sol e a Villas de Tibau.
Lagoa das Guaraíras (pôr do sol): a lagoa tem o pôr do sol mais concorrido da região. O principal ponto de encontro são as creperias às margens da lagoa (ao lado da balsa) no centrinho de Tibau. O local mais descolado e bacana para ver o pôr do sol é no Hotel Marinas que possui o Marinas Sunset Lounge (com música ao vivo ou DJs nos finais de semana) e a Creperia Marinas (em um píer na lagoa; o acesso é pelo Sunset Lounge), ambos abertos aos não hóspedes. Hotéis: nas margens da Lagoa de Guaraíras há vários hotéis. O Hotel Marinas (esse do Sunset Lounge e da Creperia) é o mais bem posicionado (no centrinho, perto da praia) e oferece chalés bem simples. Mais distantes do centrinho de Tibau você encontra hotéis isolados (geralmente possuem boa estrutura de lazer; bom para famílias com crianças; para sair do hotel só de carro) e com vista para a lagoa. Entre os melhores estão o Pipa Lagoa Hotel, o Hotel Tibau Lagoa e o Lagoa Eco Village. Para economizar confira o Lago Hotel.
Praia do Giz: é uma praia linda e tranquila entre o centrinho de Tibau e a Praia de Cacimbinhas (na maré baixa dá para caminhar entre elas). A praia só tem uma barraca, mas ela oferece uma estrutura melhor e um ambiente muito mais tranquilo do que as barracas do centrinho de Tibau. Outra opção é o day use Ponta do Pirambu com uma bonita piscina para o mar e um bom restaurante. Na Praia do Giz (no alto da falésia) fica o Hotel Casa Blanca, que possui bangalôs rústicos, restaurante, piscina e uma bela vista do mar.
Beija Flor Exclusive Hotel & Spa: ainda no alto da falésia da Praia do Giz fica o Beija Flor Exclusive Hotel & Spa (onde também ficamos hospedados). O Beija Flor é um pequeno hotel boutique inaugurado no final de 2016 na casa de veraneios de um casal muito simpático de italianos, o Emílio e a Rafaella. Se você for se hospedar torça para que eles estejam lá (eles ficam indo e vindo da Itália), porque eles fazem de tudo para que você se sinta em casa. O Beija Flor foi inaugurado com apenas 7 suítes, mas em 2019 serão concluídas mais 8 suítes (totalizando 15) e mais uma piscina (totalizando duas). Atendimento: o atendimento é realmente exclusivo e sensacional. Decoração: a maioria dos móveis e itens decorativos das áreas comuns e dos quartos são italianos, assim como os amenities. Quartos: as suítes são amplas, elegantes e luxuosas. Piscina: a piscina fica em meio ao lindo e fotogênico jardim e possui um deck com vista incrível para o mar. Nós também vimos o projeto da nova piscina, que será muito linda, mas não de frente para o mar. Praia: o acesso à Praia do Giz se dá pela escadaria do vizinho day use Ponta do Pirambu. Restaurante: no hotel fica o bom restaurante Il Giardino com um ambiente espetacular de frente para a piscina, onde também é servido o café da manhã. Lembre de reservar um jantar e um café da manhã no deck de frente para o mar (tem que reservar). Spa: o Beija Flor conta com um spa que oferece massagens, tratamentos e uma hidromassagem com vista para o jardim. Transfer: os hóspedes tem à disposição traslado gratuito ida e volta para o centrinho de Pipa e praias. Recomendo fortemente o Beija Flor, o nível de serviços e o atendimento é espetacular. Em outubro de 2018 a nota no Booking é incrível: 9,6. Preços, fotos e mais detalhes: Beija Flor Exclusive Hotel & Spa.
Voltar ao menu: Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.
Sibaúma
Sibaúma: é o vilarejo praiano mais ao sul e o mais isolado de Tibau do Sul. O trajeto de carro até Pipa ou Tibau leva uns 20 minutos. Sibaúma é bem simples e quase não possui estrutura turística.
Praia: a praia do centrinho de Sibaúma tem poucas barracas e é bem menos movimentada que as de Pipa e de Tibau. Pedras formam piscinas naturais na maré baixa. Na subida da maré a água do mar passa por cima das pedras formando as Cachoeiras de Sibaúma. No centrinho de Sibaúma você encontra estabelecimentos simples como a Menina da Lua Pousada e o Brisa do Mar Chalés.
Kilombo Villas & Spa: o grande destaque de hospedagem em Sibaúma é o Kilombo Villas & Spa, que fica 800 metros distante do centrinho de Sibaúma (sentido Praia das Minas em Pipa). O Kilombo possui 5 vilas lindas, enormes e bem equipadas (você pode alugar a vila inteira ou uma suíte) e oferece um atendimento excepcional. Ele está localizado no alto da falésia em um trecho praticamente deserto da praia. Eu não conheci o estabelecimento, mas observei a praia de um mirante (é sensacional e isolada). Preços, fotos e mais detalhes: Kilombo Villas & Spa.
Camarão da Fazenda: outra atração da região é o Camarão na Fazenda (não confundir com o restaurante de mesmo nome em Pipa). É uma fazenda às margens do Rio Catú (na divisa de Sibaúma com Barra de Cunhaú) com restaurante e atividades esportivas.
Voltar ao menu: Onde Ficar na Praia da Pipa e Tibau do Sul.
Dúvidas
Você tem alguma dúvida sobre onde ficar em Pipa e Tibau do Sul? Deixe um comentário abaixo 🙂
Link permanente
De muita valia o texto, agradeço por compartilhar com essa riqueza de detalhes. Estou em dúvida. Existe algum hotel pé na areia” em Pipa? Ou todos são no alto das falésias?
Obrigada
Link permanente
Oi Dayla, tudo bem?
Somente no centrinho tem algumas poucas opções de frente para o mar como o Boutique Hotel Marlin’s e a Pousada Ceu e Mar.
Abraços 🙂
Link permanente
Fred, Vcs alugaram carro em Pipa? Em caso negativo como se deslocaram para as praias mais afastadas?
Vc acha possível ir até elas de bike?
Obrigada!
Link permanente
Oi Marcela, tudo bem?
Nós alugamos carro, ficou mais prático de se locomover.
A estrada que liga as praias da região é de pista simples, acredito que sem acostamento. Além disso muitas praias são acessíveis por escadarias grandes. Não acho que bicicleta seja um meio de locomoção prático para a região.
Abraços 🙂
Link permanente
Muito obrigada! ☺️
Link permanente
Hola Fred, sigo tus comentarios desde Buenos Aires, ya que son muy útiles. La pregunta es, qué hotel o pousada me recomiendas, que sea familiar?? donde haya niños?? en lo posible, cerca del centrinho y da praia.
Gracias!!!!!!
Link permanente
Hola Marcelo, ¿qué tal?
En el centrinho y cerca de la playa, los hoteles y posadas son pequeños, sin mucha estructura para los niños.
El hotel más grande en esta área es el Hotel Pipa Atlântico, la ubicación es excelente, pero la estructura y los servicios podrían ser mejores.
Saludos
Link permanente
Hola Fred, gracias, y si no me alojo en el hotel que mencionas, en esa zona, estaría bien para estar cerca de la praia, los restaurantes, las lojas, el centrinho??
Gracias
Link permanente
Si, el hotel és en centrinho de Pipa, la mejor zona.
Link permanente
Boa noite Fred. ADOREI SEU BLOG,DICAS PRECIOSAS.
Quero sua ajuda para montar o roteiro, vamos ficar 3 dias em pippa, em uma pousada na rua praia do amor, e gostaria de conhecer todas as atrações, cacimbinhas, tibau do Sul, praia do giz, sibauma, onde seria melhor iniciar e terminar o roteiro? ficar de manhã em uma praia, pegar carro e ir até outra, almoçar onde neste percurso, terminar o dia onde? Que vc sugere? Tenho um filho de 2 anos.
1 dia quero ficar na praia do madero, vi na suas dicas que mar é bom para banho (calmo). 1 dia pensei na praia do amor.
Link permanente
Oi Fabiane, tudo bem?
Obrigado 🙂
O foco do blog e deste artigo da Pipa é dicas para se hospedar.
Para montar um roteiro bem completo como você pediu seria um trabalho bem profundo rsrsrsrs
Se vocês fizerem duas praias por dia como vocês pretendem dá para fazer o Centrinho de Pipa com a Baía dos Golfinhos; Madeiro com Cacimbinhas; Praia do Amor, Sibaúma e final do dia em Tibau do Sul para o pôr do sol.
Mas eu acho que será um roteiro bem corrido, não sei qual é o ritmo de vocês, talvez não dê tempo para tudo isso.
Abraços e boa viagem 🙂
Link permanente
Obrigada Fred!
Vou organizar em cima claro que me passou..
Abraços
Link permanente
Fala aí Fred.
Me tira uma dúvida, vamos fazer uma trip Natal – Pipa – Macéio, por isso alugamos um carro. Pretendo me hospedar no Centro e queria curtir as praias de Baía dos Golfinhos e praia do Madeiro. Dá para ir de carro a essas praias? Tem lugar para estacionar?
Obrigado
Link permanente
Oi Tiago, tudo bem?
A Praia Baía dos Golfinhos o acesso é somente a pé a partir do centrinho.
Na Praia do Madeiro os turistas estacionam o carro no acostamento da rodovia (nas imediações do Madeiro Beach Hotel). Depois é necessário descer as escadarias até a praia.
Abraços 🙂
Link permanente
Boa tarde Fred ….
Estou encantado com suas dicas, me ajude com mais algumas.
Irei com minha família para Natal dia 28/06 e volto dia 05/07, iria ficar mais alguns dias, porém só tive meu reembolso da Avianca este final de semana, também uso para comprar as passagens o buscador que você indicou. Irei ficar num apartamento a 70 metros da praia Ponta Negra, parece ser bem próximo do Morro do Careca. Gostaria de algo mas dicas sobre passeios, aonde comprar e quais você recomendaria, pois estarei com duas crianças, 7 e 10 anos.
Grande abraço,
Alexandre
Link permanente
Oi Alexandre, tudo bem?
Nessa região eu me aprofundei sobre o assunto hospedagem (que é o foco deste artigo). Por isso, infelizmente, não tenho dicas sobre passeios e agências.
Abraços e boa viagem 🙂
Link permanente
Obrigada, por todas informções sobre Pipa. Estou organizando uma viagem para comemorar bordas. Estou pesquisando 2 estados, Natal/Pipa e Maceió, (o seus conteúdo estão me ajudando.) Será o periodo de sete dias. Caso decida por Natal, 3 diárias em Pipa. Fiquei encantada pelas pousadas de bateu a dúvida sobre em qual se hospedar, só tenho uma certeza que seja frente mar, de preferência que possa ter um jantar romântico e momentos especiais. Neste caso, em qual das pousadas você me indicaria?
Fico grata.
Link permanente
Oi Hellen, tudo bem?
Desculpa a demora em responder, eu estava viajando.
Vai ser bem legal a viagem, vocês vão adorar.
Como você viu são muitas as pousadas românticas em Pipa.
O Hotel Ponta do Madeiro é muito legal, inclusive com um restaurante muito bom (tem um espaço super bacana para um jantar romântico; é necessário reservar com antecedência). Só fique atenta à necessidade de descer a escadaria para acessar a praia. Eu já fiquei hospedado, a vista do hotel é inesquecível.
Abraços e boa viagem 🙂