A maioria dos turistas conhece Valladolid apenas de passagem, na volta de passeios que saem de Cancún e da Riviera Maya e vão para Chichén Itzá.
Mas muita gente pernoita na cidade com 2 objetivos principais:
- Ir logo pela manhã à Chichén Itzá (distante apenas 45 km) para fugir do calor da tarde e da massa de turistas vindos de Cancún e da Riviera Maya que começam a chegar por volta do horário do almoço.
- Explorar mais profundamente as atrações dessa bela cidade colonial.
Se você curte cidadezinhas do interior em estilo colonial, igrejinhas históricas, zonas arqueológicas e cenotes, considere ficar 1 ou 2 noites em Valladolid.
Na cidade e nos arredores há atrações muito interessantes. Na região de Valladolid estão as zonas arqueológicas de Chichén Itzá e Ek Balam, os cenotes Ik Kil e Dzitnup, a intrigante igrejinha de Uayma, entre outros.
Onde ficar em Valladolid (México):
O melhor lugar para ficar é no entorno da praça principal (chamada de Parque Francisco Cantón Rosado) no centro histórico de Valladolid.
Valladolid é pequenina e dá para conhecer a pé as atrações que ficam dentro da cidade, quase todas próximas da praça principal.
O calor na cidade é intenso. No verão é infernal. Não é agradável caminhar longas distâncias no sol da tarde. Por isso o ideal é ficar bem perto da praça principal para se deslocar o menos possível.
Ao se hospedar no centrinho você estará próximo da maioria dos restaurantes e com fácil acesso ao transporte (táxi, vans, ônibus rodoviário).
Veja no mapa abaixo a localização da praça central (em estrela), dos principais pontos turísticos de Valladolid e do terminal de ônibus da ADO (principal empresa de ônibus rodoviário):
À noite Valladolid fica ainda mais bela com a iluminação noturna. Um charme:
Hotéis e pousadas em Valladolid (México):
Na minha opinião o hotel com a melhor localização e custo-benefício para se hospedar em Valladolid é o Hotel El Mesón de Marqués. Ele fica em frente à praça principal e tem um dos melhores restaurantes da cidade, onde você pode provar a gastronomia yucateca além de pratos variados de culinária internacional. A boa notícia é que o Hotel El Mesón del Marqués não é caro. Outra opção de hotel na praça principal é o Maria de La Luz, de categoria econômica.
Numa distância de até 3 quarteirões da praça principal (o máximo de distância que eu recomendo para se hospedar) estão as seguintes opções:
Casa Tia Micha e Casa Marlene: administradas pela mesma família elas são quase vizinhas e bem próximas da praça, uns 50 metros. Nós ficamos hospedados na Casa Marlene, uma linda e charmosa casa centenária. O valor da diária é um pouco acima da média para Valladolid, mas o estilo colonial da casa combina perfeitamente com a cidade. Veja mais detalhes na minha avaliação da Casa Marlene. Veja mais detalhes da Casa Tia Micha. Numa faixa de preço similar veja a Casa San Roque que também é uma pousada familiar, embora o ambiente interno seja mais moderno.
Veja nas fotos os pisos das salas da Casa Marlene:
Custo-benefício e perto da praça central: confira o Hotel Colonial La Aurora e o Hostel Tunich Naja (com quartos coletivos e privativos).
Barato: ainda distante menos de 3 quarteirões da praça principal e bons para economizar veja o Hotel Maria Guadalupe, o Hotel Zaci e o Gayser Apartments. Muito barato, mas mal avaliado é o Hotel Sol Colonial.
Hotel Tunich Beh: muito bem localizado no início da Calzada de Los Frailes, que para mim é a rua mais charmosa de Valladolid. Fica perto da praça central e já no caminho para o Convento de San Bernardino de Siena.
Parque de La Candelaria: é uma linda e tranquila praça distante 3 quarteirões da praça principal. Na praça fica o bem avaliado Hostel Candelaria e ali pertinho a Casa Hipil.
Os estabelecimentos abaixo estão distantes mais de 3 quarteirões da praça principal. Alguns são muito bons e interessantes, mas na minha opinião eles não são bem localizados para se deslocar a pé por Valladolid:
Hotel Zentik Project: um pouco distante do centrinho, mas com características bastante peculiares. O hotel possui várias pinturas de artistas, cabanas no estilo maia e uma caverna com uma piscina termal com água em torno dos 34ºC.
Hotel Posada San Juan e Casa Hamaca Guesthouse: dois estabelecimentos ranqueados entre os melhores da cidade e não muito distantes da praça principal (uns 4 quarteirões).
Casa Quetzal Boutique Hotel: localizado perto do Parque Sisal onde fica o Convento de San Bernardino de Siena.
Onde ficar perto de Chichén Itzá:
Valladolid está distante 45 km de Chichén Itzá e para mim é a melhor opção para pernoitar perto das ruínas.
Mas caso você queira ficar ainda mais próximo da zona arqueológica existem várias opções de hospedagem no entorno de Chichén Itzá:
E você? Tem alguma dica de hospedagem em Valladolid no México? Ou alguma dúvida para escolher onde ficar em Valladolid? Deixe um comentário abaixo 🙂