Onde ficar em Toledo, Espanha: melhores hotéis e áreas

Onde Ficar em Toledo Espanha
Toledo e o seu enorme centro medieval margeado pelo Rio Tajo (visto do Mirador del Valle)

Eu recomendo: na minha opinião vale mais a pena dormir em Toledo do que fazer um bate-volta de Madrid. Você poderá conhecer as atrações com mais tranquilidade e ter um contato mais profundo com a cidade. Toledo tem atrações para você ficar uma, duas ou até três noites, mas isso vai depender da sua disponibilidade e das suas preferências.

Economia: outra vantagem de se hospedar em Toledo é a economia. Na cidade a hospedagem e as atrações são mais baratas do que em Madrid.

Onde ficar em Toledo – Espanha

Nos arredores do Alcázar e da Plaza Zocodover (dentro do Casco Historico): é a melhor região para se hospedar em Toledo. Eu fiquei no Hotel Carlos V que está distante 200 metros da praça e é um dos melhores do Casco Historico (mais abaixo eu comento sobre o hotel). Outro hotel bastante procurado nessa área é o Hotel Alfonso VI que fica ao lado do Alcázar. O Hotel Domus fica na praça Zocodover. Para economizar veja o Hostal la Posada de Zocodover (entre a praça e a Catedral). Veja mais opções de hotéis, hostals e muitos apartamentos para alugar nos arredores do Alcázar de Toledo.

Ainda no Casco Historico: a cidade amuralhada de Toledo é gigante e você encontrará muitas opções de hospedagem espalhadas pelo centro medieval. Nos arredores da Catedral, bem no meio do Casco Historico, ficam boas opções como o Hotel Santa Isabel, a La Posada de Manolo, o Eurico e a Hospedaria Casa de Cisneros. Na Judería, parte mais baixa do Casco Historico e mais distante da Zocodover, fica o Sercotel San Juan de los Reyes.

Puerta de Bisagra (bom para economizar): nos arredores da Puerta de Bisagra, na junção da cidade murada (Casco Historico) com a cidade extramuros você encontra alguns hotéis baratos para ficar em Toledo. O caminhada até a área da Zocodover/Catedral não é tão grande, mas é na subida. Nessa área estão o Hotel Sol, o Hostal Sol e o El Hostal Puerta de Bisagra.

Extra-muros: fora da cidade amuralhada, mais distante dos pontos turísticos, você encontra algumas opções econômicas como o Hostal Madrid e o Princesa Galiana (ao lado da Estação de Trens).

A melhor vista: do outro lado do Rio Tajo, perto do Mirador del Valle e com vista incrível do Casco Historico, fica o Parador de Toledo, um dos hotéis mais refinados da cidade.

Mais opções: veja hotéis, hostels, hostals, posadas e apartamentos para alugar em toda a cidade de Toledo.

Hotel Carlos V – Toledo

Excelente localização: nós ficamos no Hotel Carlos V que possui uma excelente localização, distante menos de 200 metros da Plaza de Zocodover e do Alcázar.

Boa estrutura: ele é um dos melhores e mais estruturados hotéis do Casco Historico, oferecendo um excelente custo-benefício. O hotel possui 67 quartos. O estacionamento mais próximo fica a 200 metros.

Restaurante: um grande destaque do hotel é o restaurante onde é servido o café da manhã. O ambiente é no estilo mudéjar, repleto de arcos e muito lindo. O café da manhã é buffet e bem superior ao padrão da região.

Terraço: no terraço no último andar do hotel funciona o La Azotea de Carlos V, um bar-restaurante com linda vista vista para o Casco Historico (o hotel fica na parte alta do centro medieval). É um ambiente muito bacana, com drinks, tapas e pratos satisfatórios.

Eu recomendo: gostei muito de ter ficado no Hotel Carlos V. Ele é um dos mais reservados na Booking em Toledo.

Fachada e recepção do Hotel Carlos V:

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo

Restaurante onde é servido o café da manhã (arquitetura no estilo mudéjar):

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo

La Azotea de Carlos V (bar no terraço):

La Azotea de Carlos V Toledo
Ambiente super bacana do terraço com o Alcázar ao fundo
La Azotea de Carlos V Toledo
Vista para a Catedral

O nosso quarto:

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo

Hotel Carlos V Toledo
Amenities
Hotel Carlos V Toledo
Vista da janela do nosso quarto para a Catedral e para a Iglesia de San Ildefonso (de los Jesuitas)

Preços e reservas: Hotel Carlos V Toledo

Veja também:

40 Comentários


  1. Seu roteiro está super completo, muito bem feito! Parabéns! Que viagem linda! Obrigada pelas dicas!

    Responder

  2. boa tarde,irei pra espanha em janeiro e ficarei 10 dias com marido e filhos e gostaria de uma opnião sobre as cidades.Pretendemos ficar 4 dias em Madri ,que por onde chegaremos,2 dias em barcelona,2 dias em sevilha e 2 dias em granada ou cordoba.Gostari de saber o que vc me indicaria sobre esses dias ja que chegaremos e sairemos por Madri.Obrigada

    Responder

    1. Oi Simone, tudo bem?

      Acho que são muitos destinos para poucos dias, principalmente Barcelona. Boa parte do tempo de vocês será perdido com deslocamentos.

      Considere fazer apenas dois destinos: Madrid e Barcelona ou Madrid e Andaluzia.

      Sobre o roteiro em cada cidade aqui no blog tem dias apenas de Madrid.

      Veja: Roteiro Madrid, Toledo, Segóvia e Ávila

      Abraços 🙂

      Responder

  3. Olá! Estaremos de carro (passaremos por Toledo apenas… um dia…). Tens dica de estacionamento?

    Desde já agradeço! Adorando as dicas!

    Responder

    1. Oi Cynthia, tudo bem?

      Como eu fui de trem não tenho dica de um estacionamento específico.

      Há um grande bolsão de estacionamento em frente à Rodoviária (Estación de Autobuses), fora do Casco Histórico.

      Há diversas outras opções espalhadas tanto dentro (muito mais caro) como fora do Casco Histórico. Coloque Toledo Espanha no Google Maps e depois pesquise por Aparcamiento.

      Abraços 🙂

      Responder

  4. Fred,
    Estou pautando minha viagem a Madrid toda com base em seu roteiro. Muitíssimo obrigada! Facilitou muito meu trabalho porque é simplesmente completíssimo! rs Mas preciso de uma super ajuda! Farei um bate-volta a Toledo _ sei que não é o ideal mas é o que ‘tem prá hoje’ porque ficarei apenas 5 dias completos em Madrid! Se estivesse nessa situação, focaria em quais pontos turísticos de Toledo? O que mais curtiu e que acha que não pode deixar de ser visitado nesse bate-volta? Poderia me ajudar? Obrigada!!!

    Responder

    1. Oi Denise, tudo bem?

      Que bom que as dicas estão ajudando na sua viagem 🙂

      Em Toledo foca na Rota 2 que eu sugiro no artigo. Nela estão as principais atrações da cidade.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  5. Estou amando suas dicas e recebendo td via email!Ma-ra-vi-lho-so!Obrigada!!Mucho gusto!

    Responder

  6. Boa tarde, estou fascinada pelos links. viajando antes de ir.
    recebi vários emails seus, ainda não deu para explorar todos.
    Vamos em maio, meu marido, eu, que somos da melhor idade, minha filha e netinha de 2 anos.
    estou tentando montar o roteiro e achando que o ônibus turístico em Madri e em Toledo são opções interessantes. Meu marido com um pouco de problema no joelho mais a neta bebê.
    Iremos a Toledo de trem, são 30 minutos né.
    há necessidade de comprar com antecedência as passagens? e do ônibus turístico também, ou lá conseguimos comprar?
    Agradeço e parabenizo você.

    Responder

    1. Oi Elvira, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      Fico feliz que as dicas estejam contribuído para a viagem de vocês. Madrid e região tem muitas atrações incríveis, vai ser uma viagem inesquecível.

      Maio não é alta temporada. Sugiro não visitar Toledo em um domingo, quando a cidade está mais cheia. O ônibus turístico pode deixar para comprar na hora. O trem para Toledo eu sugiro comprar com poucos dias de antecedência.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

  7. Estou amando suas dicas. O melhor e mais completo e explicativo e ilustrado que já vi..Parabéns. uma aula de história. Viajei na leitura.

    Responder

  8. Oi, eu estava querendo ir de ônibus para Toledo, ir cedo e voltar umas 18h.. o ônibus turísticos de Madrid sai de Madrid quase 11h … mto tarde… Então acho melhor ir de ônibus normal…
    Tenho uma dúvida.. vi que tem vários pontos turísticos da cidade que são pertos um do outro que da para ir a pé… mas tem o Mirador Del Vale e a ponte de San Martin que já são um pouco longe… seria possível acessar esses lugares através dos ônibus que circulam dentro da cidade que você mencionou que custa €1,40…

    Outra dúvida é sobre o ônibus turísticos que você mencionou que custa 9 euros, mas quando eu clico no link, abre no get your gyde por 19 euros…

    Responder

    1. Oi Leandro, tudo bem?

      Aparentemente dá para ir de ônibus urbano até o Mirador del Valle e a Puente San Martin. No Google Maps diz que a Linha L71 passa nesses locais.

      Sobre o preço do ônibus turístico, provavelmente sofreu reajuste.

      Abraços 🙂

      Responder

  9. Oi Fred! Mais uma perguntinha!
    Gostaria de conhecer Toledo, mas como irei com crianças e minha sogra, acho que o passeio pode ser cansativo. Você recomenda o passeio com o ônibus turístico da city-sightseeing?

    Responder

    1. Oi Constança, não tenho dúvidas de que vocês vão gostar do passeio do ônibus turístico, que contorna Toledo por fora oferecendo vistas espetaculares.

      Mas o melhor de Toledo é caminhar pelo centro histórico medieval, e o ônibus não passa pelas estreitas vielas.

      Sugiro que além do ônibus vocês caminhem pela Calle Comercio da praça Zocodover até a Catedral. É uma caminhada de 500 metros pelo coração de Toledo. Imperdível.

      Abraços 🙂

      Responder

      1. Muito obrigada pela atenção! Qual dos passeios você acha que contempla um número maior de atrações/pontos turísticos: o Bus Turistico de Toledo (City Sightseeing Toledo) ou o Toledo Train Vision?

        Responder

          1. Obrigada por compartilhar tantas informações!!

            Você acha melhor pegar o ônibus já na chegada, na Estação, ou melhor descer até a praça Zocodove de taxi e de lá pegar o ônibus?!


  10. Excelentes suas dicas! Estarei em Madri em outubro com meus pais de mais de 80anos. E queremos passar um dia e uma noite em Toledo . Acha que será uma boa pra eles? A cidade parece ter muitas escadas? Acha que consigo conhecer bem a cidade? Ficaremos nos hostal Sol , próximo a muralha . Grata

    Responder

    1. Oi Margareth, tudo bem?

      Toledo é uma cidade enorme e cheia de ladeiras. Não é fácil para desbravá-la. O centro medieval não é próprio para carros, tem que caminhar bastante.

      O Hostal Sol fica em uma das entradas da cidade medieval. É uma subida bem ingrime até a região do Alcázar/Zocodover/Catedral.

      Não sei como é a locomoção e a disposição dos seus pais. Eu acho que daria para vocês irem de táxi do Hostal até a Zocodover e circular a pé até a Catedral. Esse é o eixo principal do centro histórico medieval e já seria um passeio incrível para vocês.

      Abraços e boa viagem 🙂

      Responder

      1. Quero muito conhecer! No retorno escrevo nossa experiencia! Grata !
        Agora vou ler suas dicas de Barcelona!!!! Um abraço!

        Responder

        1. Oi Margareth, eu e os demais leitores ficamos no aguardo da sua experiência 🙂

          Infelizmente ainda não tem dicas de Barcelona no blog, apesar de eu adorar a cidade. Ainda não deu tempo de relatar aqui.

          Abraços 🙂

          Responder

  11. Excelente guia, muito simplificado. Farei ótima viagem com suas dicas. Em Toledo tenho que chegar cedo e sair tarde porque sei que vou adorar.
    Obrigada

    Responder

  12. Boa tarde Fred,
    Estou encantada com tantas dicas que me deu. Vou acompanhar todas.
    Muito obrigada,
    Marisa H. Mena

    Responder

  13. Olá Fred, gostei muito das informações do site. Como participarei de um congresso na Universidade de Castilla La Mancha, Campus de Toledo, pensei em ficar perto da praça Zocodover. É difícil chegar lá? Pelo que vi a cidade é relativamente pequena. Obrigado.

    Responder

    1. Oi Shiguenoli, tudo bem?

      O campus principal da universidade em Toledo (não sei se será nesse o congresso, porque há mais edifícios da faculdade na cidade, inclusive dentro do Casco Histórico)) fica fora do Casco Histórico, na parte mais moderna da cidade. A distância até a Plaza Zocodover é de 2km. A caminhada é de uns 25 minutos (tem uma ladeira para sair do Casco Histórico). Um táxi não sai tão caro (acho que uns 5 euros). Tem ônibus urbano, mas não sei se tem linha direta ou tem que fazer baldeação.

      Uma opção interessante é ficar perto da Puerta de Bisagra. Ali você vai estar maio ou menos no meio do caminho entre a Zocodover e o Campus. É uma área muito bacana, na entrada do Casco Histórico. Por ali ficam o El Hostal Puerta de Bisagra, o Hotel Real de Toledo e o Abad Toledo, entre outros.

      Abraços 🙂

      Responder

  14. Uau! Que post! Parabéns! É o post mais completo sobre Toledo de toda a Internet! Estou maravilhada! Irei no verão com meu marido e nosso bebê, que estará com 5 meses. Por isso não estou com tempo de organizar muito bem o roteiro, e pensei em fazer Toledo de excursão, para facilitar a questão da pesquisa e do transporte. Você tem boas indicações da viator, que está indicada no post? Já fez algum tour com eles? Muito obrigada, e parabéns pelo site!

    Responder

    1. Oi Larissa, tudo bem?

      Obrigado 🙂

      A Viator é do mesmo grupo do Trip Advisor. Na verdade ela é um agregador que revende passeios operados por agências locais. Nos links você consegue ver as avaliações dos clientes que fizeram os passeios.

      Como eu fiz tudo por conta própria vou te devendo alguma agência que eu tenha experimentado o serviço.

      Abraços e boa viagem para vocês 🙂

      Responder

  15. Devo ir a madrid a trabalho, mas depois queria esticar 10 dias de férias com meu esposo e filho de 4 anos, poderia me dar uma dica de roteiro de viagem?

    Responder

      1. Oi
        Estou amando suas dicas..iremis a Barcelona e depois Madri. Poucos dias para tantas maravilhas. 4 dias Barcelona e 3 Madri incluindo Toledo. Bate r volta.
        Vi que a melhor opção para bebês e a melhor idade é o ônibus turístico. E dá para parar em Calle. Ele passa lá?

        Responder

        1. Oi Elvira, tudo bem?

          Desculpa a demora em responder, eu estava viajando.

          Não sei a qual Calle (rua) você está se referindo. Se for a Calle Comercio, a rua principal do Centro Histórico, ela não tem circulação de veículos. Mas o principal ponto do ônibus turístico é na praça Zocodover, justamente onde começa a Calle Comercio.

          Abraços e boa viagem 🙂

          Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *